Prefeitura Municipal de Bicas

Você sabia?
Painel do site
Imprimir Email

Portal Transparência

Ranking da Escala Brasil Transparente

por Prefeitura de Bicas

24/06/2017 19:49

TRANSPARÊNCIA E CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO

A Escala Brasil Transparente (EBT) é uma metodologia para medir a transparência pública em estados e municípios brasileiros. A EBT foi desenvolvida para fornecer os subsídios necessários ao Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) para o exercício das competências que lhe atribuem os artigos 59 da Lei Complementar nº 101/2000 e 41 (I) da Lei de Acesso à Informação, assim como os artigos 68 (II) do Decreto nº 7.724/2012 e 18 (III), do Decreto nº 8.910/2016.

A EBT avalia o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI). Suas versões três versões concentram-se na transparência passiva e por isso foram realizadas solicitações reais de acesso à informação aos entes públicos avaliados. A partir da EBT, a CGU pretende aprofundar o monitoramento da transparência pública e gerar um produto que possibilite o acompanhamento das ações empreendidas por estados e municípios no tocante ao direito de acesso à informação.

Após duas análises zeradas do município na Escala Brasil Transparente e grande empenho do responsável pelo setor, ainda no ano de 2016 após intenso estudo e colaboração de todos os setores da administração conseguimos atingir os primeiros lugares no ranking da 3ª edição.

Segundo o sr. Marcos Vinicius, responsável pelo portal, "tivemos vários problemas com o site da prefeitura no ano de 2016, um vírus danificou todo site, buscamos uma empresa parceira para reconstruir novamente e não tínhamos ainda know-how sobre portal da transparência, fizemos alguns cursos e estudamos toda a metodologia necessária, procurei várias empresas sólidas no ramo de informática. Até que apareceu o PORTAL FÁCIL que vem dando todo o conhecimento necessário para ir galgando nossos objetivos que é atingir a excelência. A empresa nos forneceu as ferramentas necessárias e suporte técnico para conseguir essa pontuação da nova avaliação. Buscamos agora é manter no topo do ranking e continuar estruturando ainda mais o Portal Transparência do Município. A controladoria junto com atual prefeito recentemente viabilizou toda a estrutura fisica para o atendimento ao cidadão no E-Sic físico e não mede esforços para cumprir a Lei de Acesso à Informação e Transparência."

Clique no banner e confira o ranking da 3º edição:

Ranking

3ª Edição
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página